Captação de Água de Chuva
Segundo relatório da ONU feito em 2015, a escassez de água afetará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos. Incentivamos o consumo racional dos recursos hídricos já escassos em nosso país, algumas medidas simples podem reduzir em 20% o consumo de água. Aparatos de fácil instalação como registros reguladores de vazão, boias automáticas, arejadores de torneiras e descarga com duplo fluxo.
Contudo o sistemas de captação de chuva é mais eficiente em captar a água, ainda que em chuvas curtas este sistema consegue armazenar por hora duas vezes a área quadrada do telhado onde instalado, enche uma cisterna de forma rápida e sem gasto de energia. Ao utilizar a água captada da chuva gratuitamente o consumo será reduzido em até 50% do habitual, proporcionando economia direta na conta de água.
O Sistema de Captação
O sistema funciona captando a água da chuva que cai sobre o telhado, é levada pelas calhas a um filtro que eliminará mecanicamente as impurezas como folhas ou pedaços de galhos. A seguir é reservado em uma cisterna ou caixa d’água onde será tratada. Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável, podendo conter desde partículas de poeira, fuligem, sulfato, amônio e nitrato. Entretanto é indicada nas tarefas que mais consomem água, como na descarga de vasos sanitários, regar plantas, para lavar roupas, calçadas e veículos.
O cenário da água do mundo
A água representa 71%
da superfície do planeta.
97,5% da água é salgada.
fonte (WANDSCHEER, 2003).
Apenas 2,5% desta água
é considerada potável.