Como é sabemos, nem todos podem construir uma casa 100% eficiente, com elevados padrões de sustentabilidade e assim reduzirem os consumos de energia. Ao mesmo tempo, não é uma certeza que essa mesma casa nova seja mais sustentável ou ecológica que a reabilitação ou reciclagem de um edifício antigo.
Sendo assim, temos que nos concentrar cada vez mais na sensibilização dos cidadãos para procedimentos que são amigáveis ao meio ambiente e compatíveis com os seus recursos financeiros. Isso porque a sustentabilidade é verdadeiramente amiga da carteira e pode trazer muita economia para quem decide usar sistemas como captação de águas de chuvas e de energia solar.
Podemos ir ainda mais longe, um ponto positivo que a atual crise financeira/econômica nos trouxe é precisamente a disponibilidade das pessoas para adquirirem comportamentos que lhes poupam a carteira e o ambiente. Deste modo, é importante aproveitar o vento e sensibilizar a população.
Se todos adquirirem um pequeno equipamento como um medidor de consumo de energia elétrica (imagem acima) rapidamente irão chegar à seguinte conclusão:
– Por cada vez que abrir a geladeira paga cerca de 0,9 centavos
– Se diminuir o brilho da imagem da televisão poderá reduzir o consumo quase para metade.
– Se substituir lâmpadas incandescentes por lampadas de halogênio irá reduzir os consumos de iluminação para 1/4.
– Pode economizar pelo menos R$3,00 por mês se desligar um dos equipamentos em stand-by como o televisor ou computador.
– Pague menos metade do consumo do termo acumulador se tiver tarifa bi-horária e ligar um interruptor relógio ao mesmo tempo.
– Você pode descobrir ainda outras maneiras de poupar se investigar o seu próprio caso com um medidor de consumo de energia elétrica
Com a sua ajuda vamos todos ter uma casa mais eficiente e declarar guerra ao desperdício!
Conte com a experiência da CL Construtora em todos os passos da sua obra. Fazemos mais que cobrar por m².
WhatsApp: (21) 97997-0082
Tel: (21) 3283-4988
Email: contato@clconstrutora.com