Umas das mais promissoras novidades do mercado de construção sustentável nos últimos anos é a madeira plástica. Também conhecida como madeira ecológica, trata-se de um composto de fibras de madeira com resíduos plásticos. Ambos oriundos de processo de reciclagem. A CL Construtora teve a oportunidade de inserir esse material em uma de suas obras e produzimos esse texto contando nossa experiência.
São muitas as vantagens da madeira plástica: Fácil manutenção e limpeza, maior durabilidade, mais resistente à corrosão e intempéries, não solta fiapos e não é suscetível às pragas. Além disso, o seu aspecto é muito semelhante à madeira natural, podendo inclusive ser pintada. Novas técnicas de fabricação vêm permitindo que as réguas de Madeira Sustentável estejam visualmente cada vez mais próximas às madeiras convencionais, o que é fundamental para que a estética final dos ambientes fique exatamente como o desejado.
No projeto citado no início do texto, uma varanda de cobertura, usamos a madeira plástica no deck elevado. Consideramos essa uma boa opção por se tratar de um espaço de refeições da família. Portanto, respingos de bebidas e alimentos não serão um problema. Além disso, pensamos também na resistência do material ao tempo para optar pelo composto.
Apesar do alto custo inicial, a madeira plástica compensa na sua durabilidade. Grande parte desse alto custo deve-se ao processo de separação do material reciclado, que deve ser feito manualmente. Mas acredita-se que o aumento da demanda pelo uso do material pode causar barateamento da tecnologia de produção, tornando essa opção prática e sustentável mais acessível a uma parcela cada vez maior da população.