Você conhece os tipos diferentes de telhados e coberturas?

Um dos elementos mais marcantes na fachada de qualquer edificação é a cobertura. Desde os primórdios da arquitetura o fechamento superior dos edifícios tem especial importância na composição do projeto. A cobertura verde, em alta por motivos climáticos, já estava presente nas construções da antiga cidade de Babilônia, enquanto o clássico telhado de duas águas já estava presente nos templos e palácios da Grécia antiga.

Com o avanço das técnicas e da tecnologia, os telhados ficaram cada vez mais eficientes na sua função de estanqueidade, mais belos e arrojados. Neste texto, mostraremos algumas dessas técnicas, nomenclaturas e tendências que estão presentes nas edificações de hoje.

 

Telhado colonial

Um clássico adotado dos portugueses e espanhóis no período colonial brasileiro (daí o nome), o telhado colonial confere elegância e beleza a qualquer residência. Felizmente, as técnicas e materiais vem melhorando muito com o passar do tempo. As telhas de concreto, por exemplo, são uma evolução das telhas tradicionais de cerâmica: São mais leves, menos permeáveis e têm um encaixe melhor.

Outra vantagem do telhado colonial é a sua versatilidade. Inúmeros desenhos podem surgir com a combinação de alturas e inclinações diferentes.

É muito importante atentar para a correta execução do madeiramento do telhado bem como sua impermeabilização (com rolo de manta aluminizada) e a fixação das telhas.

Uma desvantagem deste tipo de cobertura pode ser seu alto custo de execução. Pois todos os materiais empregados devem ser de boa qualidade para que o telhado não sofra com deformações no passar do tempo.  

 

Telhado embutido

 

Outra opção muito em alta é o telhado embutido com o uso de platibandas (muretas que servem de apoio e disfarce do telhado). Além de imprimir um ar mais moderno à edificação, seu custo pode ser bem menor em comparação ao telhado colonial.

Geralmente, telhas de fibrocimento e madeiras menos nobres são usados neste tipo de telhado. Entretanto, deve-se tomar muito cuidado na execução do rufo para não haver vazamentos futuros.

Telhado verde

 

Esta é uma novidade que surgiu no mercado nas últimas duas décadas. O telhado verde é muito utilizado para agregar design e eficiência bioclimática. Além de fornecer um aspecto encantador e agradável aos telhados tradicionais, uma residência com telhado verde pode diminuir sua temperatura interna em até 25%. 

O telhado verde também pode ser uma opção interessante para os grandes centros urbanos e cidades muito adensadas. Neles pode-se reproduzir verdadeiras “praças” urbanas, resignificando um espaço pouco explorado.

Neste tipo de cobertura, o cuidado com infiltrações deve ser redobrado principalmente com as infiltrações, uma vez que toda planta deve ser irrigada frequentemente.

Laje impermeabilizada

 

Uma outra opção de cobertura que precisa ser usada para outros fins é a impermeabilização da laje. Atualmente, existem diversos métodos de impermeabilização eficazes. O mais unânime é a manta asfáltica.

Trata-se de um material derivado de alguns componentes usados para a produção de asfalto. É vendida em rolos e podem ter espessuras de 2mm, 3mm e 4mm. 

É expressamente recomendado que sua aplicação seja feita por mão-de-obra capacitada e equipada com todos os EPI ‘s necessários. Sua aplicação é feita “a quente”, ou seja, um maçarico com chama em alta temperatura aquece a manta para a mesma aderir de forma satisfatória à face da laje, que deve receber um primer para ajudar na aderência.

 

 

 

Conte com a CL Construtora na sua obra ou reforma. Trabalhamos com os melhores profissionais e equipamentos para atender o seu projeto.

Entre em contato e peça um orçamento:

WhatsApp: (21) 98202-0802
Tel: (21) 3556-1577
Email: contato@clconstrutora.com

   

 

 

Deixe um comentário