Ninguém gosta de mosquitos, mas nem todo mundo gosta de usar inseticidas para matá-los — já que o teor de substâncias químicas na composição é altíssimo. Felizmente, você pode colocar diversas plantas no quintal para repelir esses insetos de forma natural. Aprenda várias dicas e assim manter os mosquitos bem longe da sua casa.
Lavanda
Além de ser uma planta que pode perfumar ambientes internos, devido ao seu cheiro adocicado, e decorá-los, por causa de sua beleza, a lavanda ajuda a espantar mosquitos;
Citronela
Outro excelente repelente natural contra mosquitos, principalmente os borrachudos e os pernilongos. Caso seja combinada com outras duas plantas repelentes naturais, a erva do gato e a cascata gerânio, o efeito se torna mais potente ainda;
Hortelã
Basta plantar várias em torno do seu jardim que as formigas não vão mais incomodar suas plantas. Aproveite para ver aqui outra forma de se livrar das formigas em casa sem usar pesticidas;
Crisântemo
Ajuda a manter baratas, percevejos, pulgas e carrapatos afastados;
Manjericão
O cheiro forte da planta afasta moscas e mosquitos;
Alecrim
Também repele os mosquitos e pode ajudar a manter gatos afastados de locais em que a presença deles seja indesejável, como numa caixa de areia destinada para o lazer de crianças. Basta colocar algumas folhas de alecrim no local – os gatos não gostam do cheiro.
O professor Francisco Leal, que é pós-doutor em Horticultura e doutor em Agronomia, atua como pesquisador no Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais, do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, e afirma que duas plantas podem auxiliar no combate ao Aedes aegypti.
A Moringa Oleífera (Moringaceae), cujo extrato mata as larvas do mosquito, e a citronela, que é um repelente natural. “Você pode fazer um extrato com a folha da moringa ou com a semente, que é mais concentrada, depois você coloca na região onde existe foco do mosquito”, explicou o professor.
No caso da citronela também é possível fazer um extrato com ação repelente. “Basta bater no liquidificador uma porção de 50 gramas de folha para um litro de água. Depois, você coa retirando o resíduo da folha e passa no piso da casa, na janela ou na porta, a durabilidade de repelência é de 4 a 8 horas”, finalizou o especialista.