Tá querendo “dar um tapa no visual” de algum ambiente ou até mesmo da casa inteira? A primeira coisa que a maioria das pessoas pensam é na pintura das paredes. E isso não é errado. Muito pelo contrário! As vezes aquela sensação de inadequação do ambiente pode se dar pela falta de harmonia entre a cor das paredes e dos móveis e/ou decoração. Por isso hoje o assunto é pintura de paredes!
Apesar de cor ser um assunto muito subjetivo, existem algumas premissas clássicas. Por exemplo: Tem um ambiente pequeno? A primeira opção é sempre o branco ou tons claros, pois eles dão sensação de amplitude. Nesses casos, prefere-se jogar cores nos acessórios. Um quadro bem colorido ou um sofá com uma cor “quente” dão conta do recado!
Reparou que foi usado o termo “quente” no parágrafo acima? Pois é, cores são separadas em “quentes”, “frias”. O esquema abaixo, demonstra isso de forma rápida:
Claro que você pode usar e abusar do mix de cores que desejar, mas é sempre ter em mente uma “escala cromática”, que nada mais é do que uma seleção de cores e tons que vão guiar todas as opções de acabamentos.
Para que tudo fique conforme o projetado, é sempre bom salientar a importância de um profissional habilitado para a execução da pintura. Apesar da tinta ser o item mais importante, existem também processos como a regularização de reboco, selamento e emassamento que requerem grande perícia na execução.