Um shopping center não é o primeiro lugar que vem à mente quando se pensa em sustentabilidade.
Esses palácios do consumismo gastam grandes quantidades de água e eletricidade, enquanto os compradores andam por corredores longos e bem iluminados; sempre comprando, comprando, comprando.
Mas e se a sua energia e água forem extraídas em fontes limpas, como por exemplo com painéis solares no espaço do telhado e aproveitamento de águas pluviais?
No início desde mês o Instituto Living Future da Austrália deu início à competição de soluções sustentáveis The Brickworks Living Building Challenge, um novo concurso que visa reimaginar os centros de varejo, convocando arquitetos, engenheiros, especialistas ambientais, designers e todos que queiram participar à apresentarem ideias à construtora Frases Properties para transformar o seu novo empreendimento em Melbourne um porta estandarte para sustentabilidade.
Além de lojas, os 12.000 m² a construção irá incorporar um supermercado de 4.800 metros quadrados, uma creche, uma academia de ginástica, uma farmácia e um centro médico.
“Estamos pedindo às pessoas para trazerem idéias sobre como devemos criar o centro de varejo mais sustentável do mundo”, diz Stephen Choi, vice-presidente do Instituto Living Future da Austrália. “Nós estamos perguntando se isso pode ser feito. A verdade é que nós realmente não sabemos, e nós não sabemos como isso será feito -. Que é exatamente por isso que estamos fazendo esse concurso ”
Ideias que levem para um edifício que produz mais energia que consome, que consegue captar mais água do que utiliza ou até que tenha a capacidade de purificar e transportar esse água para locais próximos servem como exemplos para quem deseja concorrer ao prêmio de 15.000 dólares em dinheiro, prometido ao vencedor.
Uma pesquisa séria que busque novas soluções sustentáveis para centros de varejo pode ser a iniciativa que estava faltando para o desenvolvimento de um novo conceito que servirá de exemplo para projetos em todo o mundo.