Atualmente, a personalização dos ambientes residenciais ficou ainda mais fácil graças aos pisos vinílicos que consolidaram a sua presença no mercado de construção.
Até então mais usados em escritórios, escolas e outros locais de grande circulação, os pisos vinílicos ganharam coleções especiais e passaram a ser utilizados em projetos de arquitetura e decoração por serem uma escolha que garante conforto térmico e acústico, fácil instalação, durabilidade e resistência a riscos e manchas, além do excelente custo-benefício.
Atualizando-se anualmente, os revestimentos se modernizam e recebem tecnologias diferentes para atender as principais necessidades dos consumidores finais e não ficarem atrás dos pisos tradicionais.
A tendência mais recente no mercado de revestimentos são os pisos vinílico e os revestimentos de cimento queimado. Segundo profissionais de arquitetura, os revestimentos de cimento queimado são materiais que conquistaram o consumidor, devido ao aspecto rústico, que imita o concreto. Já o vinílico atrai o consumidor por ser extremamente resistente e ecologicamente correto, uma vez que o produto é produzido com materiais recicláveis.