Diferente das tintas, as texturas são de base acrílica, no entanto, têm consistência de massa, que possibilita o trabalho na criação de texturas. São técnicas diversificadas, que podemos aplicar em diferentes cômodos e nas cores que desejamos, dando um toque todo especial na decoração do ambiente.
Como você deve saber, existem diversos tipos de texturas. Os tipos de textura de parede mais comuns são:
- Chapiscado
- Espatulado
- Grafiato
- Quadriculado
- Ranhura
- Riscado
Os tipos de textura em parede e materiais de aplicação
Como dissemos, a textura é uma massa com base acrílica, podemos comprar direto na cor que desejamos a parede ou ainda, aplicar textura branca e tinta por cima. Entre os materiais, temos a desempenadeira lisa de metal e de plástico, espátula, trincha, fita crepe e balde água junto a um pano.
Cuidados ao fazer pintura com texturas
Para que o trabalho flua como desejamos é preciso seguir algumas instruções de pré-aplicação, como deixar a parede limpa, sem óleos ou graxas. Além disso, proteja o seu piso dos pingos com uso de jornais e as janelas e rodapés com fita adesiva.
Os equipamentos de proteção também são fundamentais, como óculos e luvas, para evitar contato com a tinta. Principalmente em caso de necessidade de andaimes, por exemplo, os profissionais precisam de estruturas seguras e todo o EPI ligado a essas práticas. Não tente fazer isso com uso de cadeiras e tábuas, a fim de evitar acidentes, peça ajuda profissional.
Como é a aplicação da textura?
O ideal é aplicar a massa em um plano pequeno, pois a textura é feita com o material ainda fresco. Para aplicação você pode usar desempenadeira metálica lisa e para texturizar vai depender da criatividade, é possível conseguir efeitos com esponjas, espátulas, rolos, entre outros equipamentos.
Quer reformar com tranquilidade? Entre em contato!
WhatsApp: (21) 98202-0802
Tel: (21) 3556-1577
E-mail: comercial@clconstrutora.com